Paróquia São Pedro de Garibaldi conclui obra de restauro da Igreja Matriz

Depois de três anos de obras, a Igreja Matriz São Pedro de Garibaldi teve 90% de sua originalidade restaurada e está novamente disponível ao grande público.

O dia 3 de dezembro de 2019 foi marcado pelo anúncio da finalização da obra de restauro. O trabalho teve início ainda em 13 de fevereiro de 2017.

A Paróquia São Pedro reuniu lideranças, como forma de prestação de contas e agradecimento a todos os envolvidos neste marco histórico.

O evento reuniu 170 pessoas na Pousada dos Frades. Foi uma noite de emoção, resgate histórico, homenagens e muita gratidão.

Os presidentes da CIC, Tobias Debiasi, da CDL, Carlos Adriano Morari, E do CEC, Giliano Verzeletti, prestigiaram a solenidade.

A arquiteta responsável pelo restauro, Iris Schmitt, apresentou aos convidados o detalhamento e as etapas pelas quais o restauro passou, citando inclusive o resgate do projeto arquitetônico, que finalmente foi detalhado.

Este, servirá inclusive para preservação futura da história e da obra do prédio.

A equipe de execução foi a ARS Restauros, de Salvador do Sul, especializada em restauro de patrimônios religiosos.

“A Matriz São Pedro representa a visibilidade da fé que nos foi legada pelos nossos pais. O investimento total está na casa de 2,6 milhões de reais, e foi assegurado por recursos da Paróquia e doações espontâneas”, disse o pároco, Frei Jadir Segala.

O prefeito, Antonio Cettolin, anunciou que a inauguração da Igreja Matriz será marcada por show com a Família Lima em Garibaldi.

A iniciativa está sendo organizada juntamente com a empresa Tramontina. O show será realizado no largo da Igreja Matriz, no dia 6 de março de 2020.

Fotos: Raquel Biondo